quinta-feira, 7 de outubro de 2010

DANÇAS DE SALÃO - ORIGENS E RITMOS

Radija Almeida e William Maurício
Professores de danças de salão


Danças de salão -  refere-se a diversos tipos de danças executadas por um casal de dançarinos. As danças de salão são praticadas socialmente, como forma de entretenimento, integração social e competitivamente como Desporto. No Brasil, são praticadas algumas danças de salão, e entre elas: o forró, o samba de gafieira, o soltinho, o bolero, o tango, o zouk, a lambada, a salsa.
Alguns dos tipos de dança de salão foram desenvolvidas no Brasil, como, por exemplo: o forró (do Nordeste), o samba de gafieira, o maxixe entre outras. Internacionalmente, para fins de competição, o termo dança de salão se restringe a certas danças, de acordo com as categorias -- International Standard e International Latin - definidas pelo Conselho Mundial de Dança (WDC, na sigla em inglês). As danças praticadas nesses estilos são: a valsa lenta (ou valsa inglesa), o tango internacional (diverso do tango argentino), a valsa (também chamada de valsa vienense), o foxtrote e o quickstep (International Standard); o samba (diferente das modalidades de samba brasileiro), ochachachá, a rumba, o paso doble e o jive (International Latin).
No Brasil, oito ritmos são os mais praticados, tanto nos bailes quanto nas escolas especializadas, sendo eles: bolero, soltinho, sambaforrólambadazouk,  salsa e tango.
A Cooperbom Turismo oferece aulas às terças e quintas das 19 às 20hs com a professora Radija Almeida, 3º lugar no Ballace 2010 - Festival Nacional de Dança realizado em Camaçari-Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe: