Estiveram reunidas neste dia 19 de fevereiro último passado, às 19hs, na sede da Cooperbom Turismo em Ilhéus, Maria Morais, Zaira Morelle, Nélia Fraga, Neusa Venditte, Célia Craveiro e as estagiárias francesas Danaé Girard, Meryll Lefevbre e Bérengère Laurent, as mulheres que deram início ao Projeto Cooperativo "Empreender Mulher" edição 2010, idealizado em 2008 por Maria Morais, diretora de projetos da Cooperbom Turismo e grande motivadorado movimento cooperativo entre as mulheres o qual conta com um número significativo de mulheres cooperativistas no mundo inteiro.
O projeto visa desenvolver ações junto a grupos de jovens e mulheres da nossa sociedade, buscando uma interação desses grupos, no sentido de cada vez mais contribuir para o desenvolvimento pessoal, motivando a descoberta de seus talentos, seus direitos e a compreensão de seus desejos, levando as mulheres a um conhecimento mais amplo da sociedade onde vivem e do mundo, abrindo espaço para descobrirem suas potencialidades e desta forma conviver melhor com suas famílias, amigos, colegas de trabalho, companheiros e filhos.
A proposta da Cooperbom Turismo é construir junto com essas mulheres a capacidade de poderem se olhar na sociedade como membros participantes e determinantes, capazes de interagir, mudar e transformar. Isto se torna possível através de ações educativas e de sociabilidade por meio da arte, cultura, política, oferecendo subsídios para que busquem conhecer seus deveres e direitos como saúde, trabalho, educação, moradia, esporte e lazer. Tendo-se como base que essas ações educativas levem à construção da cidadania, bem como o resgate de suas identidades e autonomia.
A primeira edição do projeto ocorreu em 2008 com a idéia de trazer às mulheres a consciência da solidariedade ao propor apoio a instituições carentes da cidade. Em 2009 decidiu-se que o projeto precisava ampliar seus objetivos e gerar mais e melhores benefícios. Neste ano direcionamos o trabalho com atividades que encaminham para o fortalecimento do grupo para ações concretas, ampliação da auto-estima, organização de coordenação a nível local, podendo abranger outros espaços, visando à auto-gestão como forma de emancipação e construção da autonomia dos grupos, elevação do bem-estar individual, da consciência de ser parte importante na construção do mundo de forma mais justa e cooperativa ao mesmo tempo em que poderão participar dos projetos para a comunidade.
Um dos objetivos deste projeto é produzir motivação ao conhecimento de outros espaços da cidade levando as mulheres a descobrirem sob um novo olhar as belezas do local onde vivem, de forma leve e prazerosa.
Por tratar-se de um projeto que compreende a necessidade de envolvimento e sentido de comprometimento das mulheres, a construção do grupo de trabalho será gradual e de acordo com as demandas do próprio grupo que se envolverá no projeto.
É importante salientar que empreendemos um grande esforço para que as participantes não se sintam apenas público alvo, onde as ações estejam prontas, mas como participantes do processo da construção e compreensão de sua importância na sociedade. As mulheres aprenderão a conversar, ouvir, concordar, discordar, descobrir que tanto individualmente quanto em grupo são capazes, inteligentes e criativas, com objetivos e metas para alcançar. Todas as ações serão parte do processo a ser desenvolvido para melhorar a qualidade de vida dessas mulheres em seus diversos papéis na sociedade.
Empreender Mulher – é um nome que favorece e motiva a busca pelo crescimento pessoal e profissional feminino e foi adotado pela idealizadora do projeto que sempre acreditou na força da mulher como ser empreendedor e participativo.
Mulheres de toda a sociedade, cooperadas ou não, que buscam o crescimento pessoal, melhor qualidade de vida e desejam melhorar seus relacionamentos interpessoais, serão convidadas a participarem deste projeto que já nasce grande.
E-mail: empreendermulher@hotmail.com
Blog:
www.empreender-mulher.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe: