domingo, 8 de abril de 2012

Mulheres Cooperativistas em Encontro Estadual promovido pelo Sescoop Bahia


No dia 29 de março, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia Sescoop/BA realizou o 1º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas. O principal objetivo foi debater sobre as oportunidades e os desafios enfrentados pelas mulheres frente à gestão das cooperativas.
O evento ocorreu no Marazul Hotel, na Av. Sete de Setembro, Barra - Salvador/BA. 
O Encontro teve como público-alvo as mulheres dirigentes, funcionárias, associadas ou representantes de cooperativas pertencentes ao Sistema Baiano de Cooperativismo. 
De acordo com Jussiara Lessa, Gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop Bahia, o evento pretendeu promover a integração entre as mulheres que atuam nas cooperativas baianas.
As participantes receberam orientações sobre cuidados com o bem estar físico, mental e social para que tenham mais Qualidade de Vida.
"As mulheres precisam ocupar os lugares de poder da nossa sociedade!" A frase da deputada estadual Neusa Cadore marcou o 1º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, ocorrido em Salvador, na última quinta-feira, 29 de março. O evento foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia - Sescoop/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB.
Durante a palestra "A Mulher frente à Gestão de Empreendimentos Coletivos" Neusa Cadore, que foi relatora da Lei de apoio ao Cooperativismo, compartilhou com a plateia a experiência dos seus primeiros passos como prefeita da cidade de Pintadas, no semiárido baiano. Segundo a deputada, um dos grandes desafios da mulher está no mercado de trabalho. "Embora ocupem os mesmos cargos que os homens e tenham as mesmas qualificações profissionais, as mulheres ainda possuem salários 30% mais baixos que eles", ressalta. "Para que as políticas públicas atendam às necessidades das mulheres é necessário que elas estejam no poder e sejam as autoras das propostas de mudanças", afirmou a deputada.
O presidente da OCEB-SESCOOP/BA, Cergio Tecchio ressaltou a grande participação das mulheres nos projetos do Sescoop Bahia, em especial o Programa Jovem Liderança Cooperativista e o Curso de Formação de Professores em Educação Cooperativista – EDUCOOP. "O índice de mulheres nestes programas alcançam mais de 90%, o que demonstra que a mulher está cada vez mais buscando capacitação profissional e os lugares de direito no mercado de trabalho", completou.



Fontes: http://www.cooperativismo.org.br / http://www.bahiacooperativo.coop.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe: