sábado, 28 de janeiro de 2012

Mulheres e Crianças para liderar a mudança - Palavras de Felipe Cousteau na Assembleia da ACI - Cancun (México)


Philippe Cousteau
Cancún – México: Um dos palestrantes presentes na Assembleia da ACI (Aliança Cooperativa Internacional) foi o Sr. Philippe Cousteau Jr., neto do legendário oceanógrafo Jacques-Yvés Cousteau.
Philippe enfatizou que “no mundo de hoje temos muitos meios de comunicação. Alguns países tem mais de 300 canais de comunicação. Temos de fazer matérias interessantes para chamar a atenção pois as pessoas hoje estão mais preocupadas com os outros do que consigo mesmas.”
O palestrante comentou acerca domovimento que está acontecendo nos EUA, onde as pessoas estão deixando os bancos e migrando para as cooperativas de crédito e disse: “eu estou com vocês”.

“A população cresceu de 6 para 7 bilhões em 12 anos. Este crescimento está baseado no consumo: de água, de petróleo, de comida, …, e isto me preocupa pois não existe matéria prima suficiente para sustentar este crescimento.” É preocupante também que 1,5 bilhão de pessoas consomem 60% do total dos recursos. “Precisamos mudar este mundo e as cooperativas devem liderar este movimento. Os valores trabalhados pelas cooperativas darão condições de sustentar este crescimento.”

Mulheres e Crianças para liderar a mudança

“A chave para esta mudança são as mulheres e as crianças.Os jovens estão cansados da forma de vida atual e buscam construir um mundo melhor.”
As mulheres quando empodeiradas investem seus recursos na educação, nos filhos, em sua comunidade. Elas fazem isto mais do que os homens. “Reconheçam o poder das mulheres e jovens para mudar o mundo“.
As cooperativas são baseadas no trabalho nas comunidades e é desta forma que podemos buscar o apoio dos jovens e mulheres, mostrando-lhes que agimos da mesma forma que eles.
“O mundo atual está fadado a acabar e as cooperativas tem a chave para fazer esta mudança: o investimento nas comunidades”
“Precisamos ver o mundo de uma forma diferente. O mundo quer ter esperança e vocês podem dar isto às pessoas.” O modelo atual do mundo não consegue mais dar esta esperança às pessoas.
As profecias maias prevêem o fim do mundo para 2012, mas o que deve acontecer é o início de um novo mundo, conduzido pelas cooperativas“, frase dita por um dos oradores do México ao falar do Ano Internacional das Cooperativas.
Márcio Port, de Cancún, México