segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mulheres Cooperativistas promovem capacitação de jovens em situação de risco.

As mulheres do Projeto Cooperativo Empreender Mulher da Cooperbom Turismo - Cooperativa de Turismo sediada em Ilhéus-BA, há dois anos iniciaram o programa de desenvolvimento da mulher através de ciclo de palestras voltadas às questões femininas e dentro dessa iniciativa promovem a capacitação às jovens e mulheres em situação de risco.
A idéia é a de capacitar jovens e mulheres para o mercado de trabalho, promover o crescimento profissional e através do voluntariado trazer leveza à vida cotidiana.
Este ano o ciclo de palestras terá início em março e será aberto às mulheres não cooperadas ampliado o programa.
Até o mês de julho 15 jovens de 10 a 17 anos estarão recebendo aulas de artesanato, noções de cidadania e cultura da cooperação dentro do Projeto Empreender Mulher.


Participe, seja uma voluntária. Você pode contribuir para um mundo melhor.

E-mail: empreendermulher@hotmail.com
Tel.: 73 3231 5563

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Mulheres Cooperativistas - Propondo mais participação e desenvolvimento social



By * Maria Morais
(Mestranda em Ecologia)

A importância da participação feminina no Sistema Cooperativo é uma realidade, mas ainda assim, somos poucas. Considerando que o debate acerca do cooperativismo, é de todas nós, precisamos de um comprometimento maior.  No mundo somos cerca de 800 milhões de cooperados, no Brasil cerca de 8 milhões para quase 8 mil cooperativas que  geram 190 mil empregos diretos.  A participação da mulher no segmento cresce a cada ano: 12% participam da direção de cooperativas brasileiras e 25% são cooperadas, o que dá um total de 2 milhões de  mulheres. Com estes números temos muito a comemorar, devemos participar, debater e propor maior amplitude ao  movimento cooperativista brasileiro.
Somos grandes empreendedoras sociais e atendendo ao 7º princípio do cooperativismo – interesse pela comunidade – estamos mais engajadas no desenvolvimento das comunidades onde estamos inseridas e consequentemente, abrindo espaço para novas posições no sistema cooperativista fortalecendo o cooperativismo no Brasil.
Segundo Marcos Antônio Zordan (presidente da OSESC), “A mulher ocupa cargos de comando, de chefia, de coordenação e de assessoramento. Em Santa Catarina e no Brasil as mulheres estão presidindo cooperativas e conduzindo-as ao caminho do desenvolvimento com a tranquilidade de quem sabe que o sucesso advém da perseverança, da competência, do trabalho, da capacidade de aprender e da habilidade de adaptar-se às mudanças. Dirigentes e cooperados querem a permanente participação da mulher nas assembleias, nos comitês, nos grupos de estudo, nos cursos e treinamentos e nos quadros diretivos. Isso é um resultado das mudanças do papel social e econômico da mulher que ganha cada vez mais expressão no Brasil contemporâneo, sendo inexorável que ela assuma atividades cada vez mais relevantes e ocupe cargos de maior complexidade. Isso foi possível porque os cooperativistas valorizaram o papel da mulher e criaram novas formas de participação, elevando a qualidade do relacionamento entre os quadros diretivos e a base cooperativada”.
O Projeto Cooperativo Empreender Mulher da Cooperbom Turismo, uma cooperativa de turismo sediada em Ilhéus, Bahia, que tem como base os 07 princípios do cooperativismo, é um exemplo de que a união pelo bem comum é possível, de passo em passo chegaremos aos resultados das propostas deste projeto cujo objetivo é capacitar jovens e mulheres em situação de risco e promover o crescimento pessoal das mulheres. A Cooperbom Turismo é um marco no cooperativismo regional, tendo em sua diretoria duas mulheres (Diretoria Financeira e Diretoria de Projetos), um grande exemplo de reconhecimento ao trabalho e a força da mulher no sistema cooperativista.
  
“O cooperativismo eficiente economicamente é aquele que será eficaz socialmente, e assim sustentará a democracia e a paz social”.  
(Prof. Sigismundo Bialoskorski Neto) 

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

FESTA DE POSSE DA NOVA DIRETORIA DA ATIL - ASSOCIAÇÃO DE TURISMO DE ILHÉUS

Estivera, prestigiando a posse da nova diretoria da ATIL, autoridades, hoteleiros, associados e amigos do turismo de Ilhéus.
Dentre os convidados ilustres, a Deputada Angela Souza, o Prefeito Newton Lima e seu vice Mário Alexandre, que juntamente com os demais convidados, prestaram uma singela homenagem aos ex-diretores da ATIL e saudaram os novos sob o comando de Ricardo Miyazato (Praia Bela).
A Cooperbom Turismo esteve representada por seus diretores Winston Meireles, Marya Morais, Elisabeth Custodio e Tomas Klein, também estiveram presentes, Alfredo Filho e Sócrates Moquete.
Parabéns à nova diretoria. Novos projetos, novos rumos!