terça-feira, 12 de outubro de 2010

Mulheres e Sustentabilidade


Muito se tem falado sobre sustentabilidade e as questões de gênero. Nos diversos eventos pelo mundo, estes assuntos tem lugar certo. 
Nos últimos 15 anos muitas ações no que tange a igualdade de gênero e desenvolvimento pessoal das Mulheres, resultaram em progressos, ainda assim, existe uma enorme lacuna a ser preenchida, é preciso transformar promessas em ações concretas, tirar da gaveta projetos que trarão grandes benefícios às mulheres da nossa comunidade.

Segundo Asha Rose Migiro,  vice-secretária-geral da ONU, um número crescente de pessoas compreende agora que a igualdade de gênero e capacitação de mulheres não é apenas um objetivo em si, mas a chave para um desenvolvimento sustentável, crescimento econômico, paz e segurança.

O Projeto Cooperativo Empreender Mulher, o qual está sendo desenvolvido na Cooperbom Turismo, tem o objetivo de justamente atender, incluir e promover socialmente as mulheres cooperativistas e da comunidade, além de oportunizar a essas mulheres promoverem ações para as crianças e adolescentes, em vulnerabilidade social, vítimas de abuso e maus tratos, preparando-os para o futuro através da arte, educação para o lar, educação ambiental, noções de cidadania, capacitando-os para a geração de emprego e renda. 

Um dos objetivos do projeto é estimular a inclusão social da mulher jovem, por meio da geração de renda e sua inserção no mercado de trabalho através da educação e formação profissional e o fomento ao empreendedorismo, promover o bem estar, auto-estima, sociabilidade, saúde física e emocional através de palestras e dinâmicas realizadas mensalmente na sede da cooperativa para as participantes do projeto.

O compromisso é de todos nós. Colabore e seja um parceiro do projeto.

Contate-nos 72 3231 5563.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

DANÇAS DE SALÃO - ORIGENS E RITMOS

Radija Almeida e William Maurício
Professores de danças de salão


Danças de salão -  refere-se a diversos tipos de danças executadas por um casal de dançarinos. As danças de salão são praticadas socialmente, como forma de entretenimento, integração social e competitivamente como Desporto. No Brasil, são praticadas algumas danças de salão, e entre elas: o forró, o samba de gafieira, o soltinho, o bolero, o tango, o zouk, a lambada, a salsa.
Alguns dos tipos de dança de salão foram desenvolvidas no Brasil, como, por exemplo: o forró (do Nordeste), o samba de gafieira, o maxixe entre outras. Internacionalmente, para fins de competição, o termo dança de salão se restringe a certas danças, de acordo com as categorias -- International Standard e International Latin - definidas pelo Conselho Mundial de Dança (WDC, na sigla em inglês). As danças praticadas nesses estilos são: a valsa lenta (ou valsa inglesa), o tango internacional (diverso do tango argentino), a valsa (também chamada de valsa vienense), o foxtrote e o quickstep (International Standard); o samba (diferente das modalidades de samba brasileiro), ochachachá, a rumba, o paso doble e o jive (International Latin).
No Brasil, oito ritmos são os mais praticados, tanto nos bailes quanto nas escolas especializadas, sendo eles: bolero, soltinho, sambaforrólambadazouk,  salsa e tango.
A Cooperbom Turismo oferece aulas às terças e quintas das 19 às 20hs com a professora Radija Almeida, 3º lugar no Ballace 2010 - Festival Nacional de Dança realizado em Camaçari-Bahia.