sábado, 27 de março de 2010

MENSAGEM DO DIA.....




Não acredite em algo simplesmente porque ouviu.

Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. 
Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração.
Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.

quinta-feira, 25 de março de 2010

ENSAIO SOBRE LITERATURA por Maria Morais

Caras amigas, em nosso espaço neste blog, estaremos sempre falando um pouquinho de cada assunto para que possamos estar atualizadas dentro do universo que nos cerca.
Hoje escolhi falar sobre literatura, uma das minhas paixões e começo por uma das minhas autoras favoritas, a escritora Lya Luft que para mim é uma mulher de seu tempo, e sobre ele dá seu testemunho em tudo o que escreve, é inteligente em suas colocações, bem humorada e nos leva a ver a vida sob um novo prisma. Seus artigos em revistas e jornais são esperados com ansiedade por seus dedicados leitores. Uma mulher madura que já experimentou perdas e ganhos - titulo de uma de suas obras na foto abaixo - mas que mantém o otimismo, ama a vida, segundo ela, "um bicho de sua casa" - embora pouco afeita às questões domésticas, considera sua família o centro da vida, e a vida mais importante do que a literatura. Em seu livro 'Perdas e ganhos', Lya Luft retoma diversos temas de 'O rio do meio' (1996), vencedor do prêmio de melhor livro da Associação Paulista de Críticos de Arte. Entre alegrias, descobertas, decepções e buscas, a autora procura passar para nós leitores, um testemunho pessoal sobre a experiência do amadurecimento. Convoca ao leitor para ser seu amigo imaginário; cúmplice e companheiro de reflexões que vão desde a infância à solidão e à morte, ao valor da vida e à transcendência de tudo.
Lya Luft é uma mulher guerreira, uma mulher de atitudes, uma mulher do "nosso tempo".
vale conferir sua obra.
ISBN: 8501067113
ISBN-13: 9788501067111
Livro em português
Brochura
1ª Edição - 2003

128 pág

MALLIKA SARABHAI - UM EXEMPLO PARA AS MULHERES.

Mallika Sarabhai, dançarina, atriz e política indiana, conta uma estória da dança que transforma - e afirma que as artes são o modo mais poderoso de efetuar mudanças, sejam elas políticas, sociais ou pessoais. Vale conferir sua palestra e repensar nossas posições diante das questões da nossa comunidade.
http://www.ted.com/talks/lang/por_br/mallika_sarabhai.html

domingo, 21 de março de 2010

CONGRATULAMOS A FISIOTERAPEUTA ALESSANDRA JATOBÁ PELO SEU NÍVER

Felicidades e muitas alegrias são os nossos sinceros desejos à nossa amiga Alessandra Jatobá neste dia 16 de março pelo seu aniversário.

Equipe Projeto Cooperativo Empreender Mulher

quarta-feira, 17 de março de 2010

O QUE É O EMPREENDEDORISMO SOCIAL?


INFORMATIVO DO PROJETO COOPERATIVO EMPREENDER MULHER 2010

Por Maria Morais
Um novo conceito sobre o empreendedor social 
"Aquele que implementa projetos de intervenção social de uma forma sustentável".
empreendedor social é alguém que reconhece um problema social e utiliza os princípios de empreendedorismo para organizar, criar e gerir empreendimentos que promovem a transformação social. É um agente de mudança social, aproveitando oportunidades para a melhoria dos sistemas, inventando e disseminando novas abordagens e soluções sustentáveis que criam valor social.
Um excelente exemplo de empreendedor social é o indiano Muhammad Yunus (Bangladesh) que em 1976, constatou as dificuldades de pessoas carentes em obterem empréstimos na aldeia de Jobra, e fundou o Banco Grameen, um projeto de microcrédito, sem garantias nem papéis que, hoje, apoia milhões de famílias em todo o mundo. Foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz, em 2006, e é autor do livro Banker to the poor.
Outros empreendedores sociais estão bem pertinho de nós, é só olhar para as pessoas que tem perfil e estão disponíveis com uma hora do seu tempo para doar que formamos novos parceiros e voluntários.
As mulheres são empreendedoras por natureza, é biológico, é essencial, elas fazem as coisas acontecerem, possuem uma capacidade de visão bastante pluralista, o que lhes permitem uma maior amplitude para tomar decisões.
A Cooperação entre as mulheres é muito forte, é impossível negar a tendência que elas têm de apoiar umas às outras nos negócios e promover as causas umas das outras, desenvolvendo projetos comuns.
O Projeto Cooperativo Empreender Mulher está convidando as mulheres de Ilhéus para serem voluntárias com seus talentos e promoverem seu crescimento pessoal e coletivo.
Seja uma Empreendedora Social. Junte-se a nós!
Tel.: (73) 3231 5563/8106 6068
Fonte:www.congressodoes.com

PROJETO COOPERATIVO EMPREENDER MULHER BUSCA PARCERIAS


Acontecerá hoje, 17 de março, às 17hs na sede da Cooperbom Turismo, a reunião para definir as estratégias de captação das parcerias para o Projeto Cooperativo Empreender Mulher.
Convocamos todas as mulheres da nossa sociedade interessadas no desenvolvimento da nossa cidade e na qualidade de vida das mulheres de Ilhéus.
Estamos fazendo parcerias com Clínicas, Salões de beleza, Lojas, Floriculturas e todos os empresários interessados em participar deste projeto.
Contato 3231 5563
E-mail empreendermulher@hotmail.com


quarta-feira, 10 de março de 2010

PROJETO COOPERATIVO EMPREENDER MULHER LANÇADO OFICIALMENTE EM ILHÉUS NESTE 08 DE MARÇO DE 2010


Beth Custodio, Maria Morais, Maria Helena, Zaira Morelle,
Dra. Marilce Leal, Maria Olina, Janaina Barreto, Fabíola Mandarine.





Projeto Cooperativo Empreender Mulher - Um projeto inovador que já conta com a participação de mulheres de toda a sociedade ilheense, Zaira Morelle (Vilagge Indaiá), Marlene Landim (Parada Obrigatória), Neuza Venditte (Projeto Conviver), Beth Custodio (Durklein Hospitalar e Diretora da Cooperbom Turismo), Dra. Marilce Leal, Maria Olina, Nélia Fraga, Maria Helena (Ilhéos Hotel), Fabíola Mandarine (Fundaci), Madalena Sampaio (Lions Pontal), Janaina Barreto, dentre outras.
Com o apoio da Atil, que gentilmente dividiu seu espaço em sua reunião mensal para discutir as políticas para o turismo de Ilhéus com as mulheres do projeto, o evento aconteceu nas dependências do Ilhéos Hotel às 20:00hs.
Neste projeto, as empresas parceiras receberão o selo "Empresa Amiga da Mulher" e apoiarão os projetos das mulheres para Ilhéus. A intenção da idealizadora é fazer de Ilhéus referência para o Brasil em melhor qualidade de vida para as mulheres através dos diversos projetos de desenvolvimento sócio-econômico e cultural.
Estiveram presentes representantes de autoridades como o vice prefeito Sr. Mário Alexandre e a Deputada Estadual Ãngela Sousa, também estavam presentes o secretário de desenvolvimento econômico Sr. Alfredo Landim, Luiggi Massa (presidente da Atil), Ricardo Miyazato (Praia Bela), Robert Godoy (Casa de Praia), Flávio Lemos (Aldeia da Praia), Gilberto (Ilhéos Hotel), Átilla Eiras (Mar Aberto) e empresários do turismo de Ilhéus, prestigiaram a apresentação do projeto por Maria Morais, diretora de Projetos & Estágios da Cooperbom Turismo.
Na oportunidade as mulheres foram homenageadas pelo diretor presidente da Cooperbom Turismo, o Cel. Winston Meireles, que leu uma bela mensagem e foi bastante aplaudido pelas mulheres presentes.
Para saber mais, nos contate 73 3231 5563 


Informações: E-mail empreendermulher@hotmail.com

Participe e seja uma empreendedora social!

sexta-feira, 5 de março de 2010

PROJETO COOPERATIVO "EMPREENDER MULHER" REALIZA REUNIÕES PRÉ-LANÇAMENTO


Acontecerá dia 08 de março, no Ilhéos Hotel, a partir das 19:00hs, Dia Internacional da Mulher, o lançamento do Projeto Cooperativo "Empreender Mulher", um projeto com vertentes para o bem-estar da mulher e sua atuação na sociedade com o objetivo de melhor qualidade de vida às mulheres. Este projeto irá fazer de Ilhéus uma referência no desenvolvimento da mulher em seus múltiplos papéis.

As organizadoras do evento estão confiantes no sucesso do projeto e buscam parceiros e patrocinadores para os diversos projetos que as mulheres cooperativistas tem para o desenvolvimento sócio-econômico de Ilhéus, promovendo a nossa cidade como um forte destino turístico e gerador de emprego e renda.

O incentivo à participação da mulher no sistema cooperativista é uma tendência mundial. Desde 1996, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), com sede em Genebra (Suíça), iniciou um programa voltado ao aumento da participação feminina nas cooperativas, com o objetivo de ampliar a capacidade decisória da mulher e estimular novas lideranças. Dos quase 8 milhões de cooperativados no Brasil, 25% são mulheres e 12% ocupam cargos de direção.

"As cooperativas tornar-se-ão mais fortes economicamente e mais influentes politicamente se mais mulheres forem ativamente envolvidas, segundo a Aliança Cooperativa Internacional, que tem como missão básica unir, representar, fortalecer e atender às cooperativas do mundo inteiro, e que há mais de 100 anos mantém a sua oposição a qualquer tipo de discriminação.

A Década da Mulher (1975) significou um marco de oportunidades para os debates de questões de gênero. Em 1996, na Costa Rica, organizou-se o I Encontro Continental de Mulheres Cooperativistas, que contou com a participação de 450 mulheres de 29 países. Os principais destaques temáticos se concentraram na análise do papel das mulheres no movimento cooperativo, a sua visibilidade e a sua contribuição. Trata-se de um grande exemplo de iniciativa das mulheres cooperativistas, onde estabeleceu-se uma plataforma de trabalho que está sendo seguida rigorosamente de acordo com o seguinte conteúdo:

"Nós, mulheres cooperativistas, comprometemo-nos a:

- manter uma atitude de permanente vigilância na sociedade civil como parte do movimento de mulheres para que se cumpram os acordos da plataforma e do plano de ação para as mulheres da América Latina e do Caribe, e que sejam elaboradas estratégias e ações concretas nos aspectos que atingem diretamente as cooperativas como organizações de caráter econômico de ajuda mútua e de responsabilidade social;
- fazer um pacto para a criação de condições que permitem o desenvolvimento de potencial e capacidade da mulher mediante a organização de círculos do gênero das cooperativas de base e a formação da rede de mulheres da América Latina e do Caribe;
- aplicar princípios e valores cooperativos em todas as práticas das organizações como estratégia que sustentará o desenvolvimento de novas relações democráticas, justas e eqüitativas, de maneira que se possa eliminar a subordinação.

Outros eventos foram promovidos pelas Nações Unidas, como a IV Conferência Mundial da Mulher em Pequim, onde se definiu a situação da mulher no mundo e a sua relação com as questões econômicas e sociais no processo de desenvolvimento dos países e no mundo.

Porém, persistem as questões relacionadas à desigualdade de gênero, inclusive em estruturas cooperativistas que, histórica e doutrinariamente vêm se opondo a qualquer forma de discriminação, como a falta de revisão dos papéis das mulheres e dos homens na própria base social, a falta de programas de implementação da equidade de gênero e a freqüente divisão profissional com base em diferenças biológicas entre homens e mulheres.

Qualquer que seja o posicionamento, entretanto, observa-se que o ponto comum entre aquelas questões é o consenso quanto à possibilidade da cooperativa efetivar ações afirmativas (a existência de favorecimento de algumas minorias juridicamente desigualadas) em prol da igualdade do gênero.
Para se passar da retórica à ação, é necessário um amplo programa educativo direcionado à participação plena e conjunta de homens e mulheres nas cooperativas. A educação representa, sem dúvida, a estratégia básica para a profissionalização e a participação conjunta de homens e mulheres no desenvolvimento das cooperativas e do próprio sistema cooperativista.

Assim, o cooperativismo procura agir de acordo com os seus princípios básicos e com a sua doutrina, sendo uma forma de organização econômica da sociedade que luta por justiça social, contra as desigualdades, a favor do pleno emprego, da segurança alimentar, da valorização dos recursos humanos e da defesa do meio ambiente.
Ora, então, a mulher é fundamental para a consecução dos objetivos sociais e econômicos do cooperativismo.

Os papéis das mulheres e dos homens na sociedade são indissociáveis de seus papéis no lar. A evolução da dimensão e da estrutura dos lares e das famílias tem, portanto, importantes conseqüências para as políticas sociais e econômicas."

(Nations Unies, Les Femmes dans le Monde, 1995)


Fonte: ACI